quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Português 5º ano




Pronomes Pessoais

Os pronomes pessoais são palavras que representam no discurso as três pessoas gramaticais (1.ª, 2.ª e 3.ª).

Indicam:
      -por isso, quem fala (eu, nós),
      -com quem se fala (tu, vós) 
      -e de quem se fala (ele, ela, eles, elas).
  
- os pronomes pessoais sujeito - eu, tu, ele, ele, nós, vós, eles, elas
- os pronomes pessoais complemento direto - o, a, os, as
- os pronomes pessoais complemento indireto - me, te, lhe, nos, vos, lhes

1- Geralmente, os pronomes pessoais  complemento direto e complemento indireto colocam-se a seguir ao verbo e ficam ligados a este por um hífen.
Ex. Eu comprei flores, ofereci-as à mãe e ela agradeceu-me.
  
2- No futuro e no condicional, estes pronomes (c.d. e c.i.) integram-se no interior da forma verbal.
Ex. Comprarei o teu presente em Lisboa. Comprá-lo-ei em Lisboa.
       Ofereceria um presente à Ana, se ainda tivesse dinheiro. Oferecer-lhe-ia um presente.
  
3- Quando a frase está na forma negativa, a frase é introduzida por “que” ou se”, as formas verbais estão no conjuntivo, os pronomes pessoais (c.d. e c.i.) colocam-se antes da forma verbal.
Ex. Ela não o vai ler. Ela disse que o vai ler. Talvez o leia à noite.
Ele não lhe telefona. Ele disse que lhe vai telefonar. Talvez lhe telefone.


Sem comentários:

Enviar um comentário